Com a busca de crescimento profissional com cursos profissionalizantes, a inserção da mulher no mercado de trabalho, cada vez mais as pessoas realizam suas refeições fora de casa. No Brasil estima-se que, de cada cinco refeições, uma é feita fora de casa. Com isso os estabelecimentos se sentem na obrigação de evoluir junto com a sociedade e atender cada vez melhor o seu cliente, que se torna cada dia mais exigente. Alem de aumentar o numero de pessoas que se alimentam em restaurantes aumenta também o numero de estabelecimentos e a concorrência. O estabelecimento deve oferecer e proporcionar diferentes atrativos para conquista de clientes, todos sempre pensam no bom atendimento, boa apresentação, brindes e muitos se esquecem de que tudo deve ser servido com segurança. Onde entra o papel do profissional nutricionista que atua na área de segurança alimentar com implantação de manual de boas praticas e procedimentos operacionais padrão (POP’S) que quando bem elaborados não atendem somente as exigências da legislação, mas se torna um guia pratico para os colaboradores do estabelecimento auxiliando no treinamento e informação ainda mais com a alta rotatividade da atividade, implantando a boas praticas de manipulação por meio de capacitação de toda equipe não se esquecendo da equipe do salão – maitre, garçom, comin, elaboração de cardápios, pedidos, compras, recebimento de mercadorias e estocagem.

Nos estabelecimentos comercias e industriais é importante que toda equipe seja consciente e entenda os cuidados necessários para evitar contaminações, alem de saber sua função corretamente. É papel de o profissional nutricionista treina-los e mostrar a importância de cada setor e colaborador dentro da empresa, motivando o pessoal e diminuindo a rotatividade.

O nutricionista garante a segurança do alimento e higiene do local onde esta sendo processado. A união entre o nutricionista e o chefe de cozinha é de fundamental importância. O chefe de cozinha entra com a técnica e a busca constante da perfeição do prato, e o nutricionista entra com a qualidade, além da combinação e o balanceamento do prato.

Nós do restaurante La Forchetta, Fior d’Italia, Il Papavero, La Terrina e Tuhu nos preocupamos com a qualidade dos alimentos servidos, e com a harmonização de toda equipe que trabalha conosco por isso contamos como o apoio e trabalho do profissional nutricionista e técnico em nutrição.

Liliane Teixeira
Nutricionista
CRN: 22452