Este vegetal possui elevado valor nutritivo contendo grande quantidade de vitamina A, fundamental para uma boa visão, saúde da pele e mucosas, evitando infecções, mas também auxilia o crescimento.

Contém ainda uma vitamina do complexo B, a niacina, cuja função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo.

Possui sais minerais como cálcio e fósforo, essenciais na formação dos ossos e dentes, músculos, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos.

A abóbora é indicada para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. É também um laxante suave e um diurético, e é aconselhado na recuperação de doenças agudas do aparelho digestivo, especialmente inflamação dos intestinos. A abóbora contém três das substâncias vegetais de maior acção anti-cancerígena comprovada: beta-caroteno, vitamina C e fibra vegetal. Não é fácil encontrar num só alimento estes três factores de grande eficácia preventiva contra o cancro.

Outro elemento interessante neste legume é a sua flor, muito apreciada no México. Possui um delicado sabor e, do ponto de vista nutritivo, oferece fibra vegetal e uma pequena quantidade de hidratos de carbono.

É particularmente rica em beta-carotenos (provitamina A) e em flavonóides, substâncias de poderosa acção antioxidante que desempenham funções muito importantes na prevenção da arteriosclerose e do cancro.