Origina-se da América Tropical, sendo também cultivado em outros países de clima tropical e subtropical. Pertence à mesma família botânica do gravatá e da samambaia conhecida como barba-de-velho,da família das bromeliáceas. Frutificação: durante o ano todo.

Caracteristicas
Planta herbácea, terrestre, de até metro de altura, com caule pouco desenvolvido, folhas lineares, alongadas, em forma de calhas e dispostas em torno de um eixo central. Flores de coloração roxo-purpúrea, reunidas em inflorescência terminal, de eixo grosso, carnoso e cônico-oval. Abertas as flores, as pétalas se desprendem e as sépalas, junto com outras partes das flores e da inflorescência, soldam-se formando o fruto. Trata-se de uma inflorescência denominada sorose (nome de origem grega, derivado de soros, que significa agrupamento). Conhecido mundialmente como ananás e no Brasil como abacaxi.

ABACAXI

Partes aproveitadas

Toda a fruta

Indicações

Energeticamente é refrescante, de sabor doce e ácido. Acalma, abaixa a pressão, é diurético e nutritivo, é importante para a formação óssea dos adolescentes, fluidificante de secreções de vias aéreas, indicado nas bronquites e gripes.

Utilidades Medicinais

Anemia

A acidez do abacaxi favorece,na digestão, a absorção de ferro.

O anêmico pode, no intervalo das refeições, usar um pouco de suco de abacaxi diluído em água e adoçado com melado de cana.

Diurese

O suco de abacaxi é excelente diurético.

Inapetência

O suco de abacaxi, sem açúcar,tomado em pequena quantidade uma ou duas horas antes da refeição, ajuda a abrir o apetite.

Nefrolitíase

Para auxiliar na eliminação de cálculos, há tratamentos naturais específicos.

O suco de abacaxi pode participar juntamente com outros sucos e chás.

Pode-se passar alguns dias com dieta exclusiva de abacaxi,e tomar chás como o de quebra-pedra, folha de abacate, cana-do-brejo e cavalinha. Convém, entretanto, seguir orientação médica para cada caso

Abacaxi

É eupéptico, germicida, oxidante forte, desobstruente do fígado, antiictérico, antiartrítico, antihidrópico, antidiftérico, bom contra as afecções da garganta e contra a arteriosclerose.

Na culinária

O abacaxi é utilizado na indústria para produzir essências.

De sua poupa são feitos inúmeros pratos saborosos.

Seu sumo é empregado em sucos e doces

Sua casca é aproveitada para fazer um delicioso licor .

Propriedades Nutritivas por 100 gramas da fruta(polpa)

Valor nutritivo

É uma fruta com alto teor de vitamina C.

Além disso, contém celulose, uma substância indispensável para o bom funcionamento intestinal, e bromelina, uma outra substância que facilita a digestão das carnes. Também é bastante rico em sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.