Ingredientes
- 30 g de funghi secchi
- 1 cebola média picadinha
- 2 xícaras (chá) de arroz para risoto
- 6 xícaras (chá) de líquido de caldo de carne fervente (aproximadamente)
- 1 xícara (chá) de vinho branco seco
- 60 g de manteiga
- 1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
- sal

 

Modo de preparo
Trinta minutos antes de iniciar o risoto, lave muito bem os funghi, retirando o máximo possível de terra. Coloque-os em uma tigela pequena e cubra com 1 xícara (chá) de água. Deixe repousar por 30 minutos. Ao final do tempo, retire os pedaços de cogumelo hidratados do líquido, que deverá também ser reservado. Corte os cogumelos em pedaços miúdos e reserve.
Em uma panela média, aqueça 3/4 da manteiga e junte a cebola. Quando a cebola estiver começando a dourar, acrescente os pedacinhos de funghi e cozinhe por 1 minuto. Junte o arroz, misture bem, e deixe no fogo 2 minutos. Acrescente o vinho, mexa e deixe secar. Junte um pouquinho de sal, o líquido de repouso dos funghi e deixe evaporar.
Concha a concha, e na medida em que o líquido for totalmente absorvido pelo arroz, adicione o caldo à panela, mexendo constantemente. Deixe o risoto no fogo até que o arroz esteja cozido, mas al dente. Desligue o fogo, acrescente o restante de manteiga, misture bem e junte o parmesão. Sirva imediatamente.

Rendimento: 4 porções