Antes de começar a produção de qualquer prato, verifique se todos os ingredientes já estão separados e higienizados, isto facilitará todo o processo.

Alface e as folhas verde quando cortadas com faca perdem muito de seu valor nutritivo e escurecem. Deixe as folhas inteiras ou rasgue-as com as mãos.

Observe: a temperatura em que estão armazenadas (até 4 graus), condições higiênicas da peixaria, coloração das guelrras (sempre vermelhas), escamas fixas ao peixe e consistência firme da carne.

O figo é uma das frutas mais perecíveis, assim deve ser comprado com pouca antecedência ao momento que se pensa consumir. No figo, o enrugamento da pele e a pequena abertura sinalizam que está no ponto ideal para ser consumido. A abertura deve mostrar um tom que vai do vermelho ao grená. Se estiver esverdeada, o figo não está maduro.

Para demolhar as postas de bacalhau, lave com bastante água e coloque numa vasilha. Cubra com água fria de pedras de gelo e deixe na geladeira por 36 horas. Troque a água varias vezes para eliminar o sal excedente, se o bacalhau for em lascas faça o mesmo por 24 horas.

Identificar o Bacalhau não é tarefa muito fácil, por isso peça sempre que o estabelecimento onde você compra informe corretamente o tipo e a classificação do bacalhau que está sendo vendido.

Se misturados em saladas, molhos ou cortados com certa antecedência, os pepinos soltam muita água, murcham e ficam desagradáveis ao paladar. Para evitar este problema, você deve desidratá-los polvilhando com sal e deixando escorrer numa peneira por cerca de 1 hora. Toda água contida nele irá se soltar antes de você usá-lo e sua salada ficará divina.
Corte as batatas em rodelas bem finas e deixe de molho em água com vinagre por 15 minutos. Enxugue e frite em óleo quente, sem sal. Elas ficarão crocantes.
Para sofisticar sua salada, basta pelar o tomate: com uma faca corte um X em sua base e coloque-o por alguns segundos em uma panela com água fervendo. Em seguida, mergulhe-o numa tigela com gelo e água. A partir do X, retire a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico fará com que ela se desprenda facilmente.
Para tirar sua pele, faça o seguinte; lave-o com água corrente, enxugue e bezunte-o com uma camada fina de óleo. Acenda o fogo em chama alta e queime-o segurando com um garfão. Quando ele estiver todo preto, coloque dentro de um saco plástico, abafe e feche bem. Assim que esfriarem, esfregue o plástico contra o pimentão e a pele se desprenderá facilmente. Retire o restante da pele que sobrou com as mãos e ele estará pronto para ser usado.
O frango à milanesa ficará mais saboroso se acrescentar um pouco de queijo parmesão ralado à farinha de rosca, antes de fritar.
Batatas assadas com casca ficam mais saborosas se esfregar nelas casca de limão antes de irem ao forno.
Para evitar que fiquem rançosas, guarde-as na geladeira cobertas com água filtrada, sal e azeite.
Ela ficará mais macia e com uma crosta crocante se passá-la na farinha de trigo antes de fritar.
Para liquefazer o mel cristalizado, esquente um pouco de água (60 a 80°C) e coloque a garrafa dentro até que os cristais desapareçam e o mel esteja totalmente liquefeito.
Para que a linguiça fique deliciosa, ferva antes em um pouco de água. Quando a água secar, deixe que ela frite na própria gordura, sem acrescentar óleo.
Jogue no ralo um punhado de bicarbonato de sódio e, em seguida, uma xícara de vinagre. Tampe a pia por 20 minutos e depois utilize-a normalmente. Na maioria das vezes, é tiro e queda.
Torne o detergente mais eficiente pingando nele algumas gotas de vinagre. Suas panelas ficarão brilhando e sem gordura.
Realce o sabor da espiga de milho cozida retirando a palha verde e utilizando-a para forrar o fundo da panela na hora do cozimento.
Parta um pedacinho da raiz antes de comprar. Caso saia um liquido leitoso, ela está fresquinha, caso contrário, ficará dura, seca e ruim.
Esfregue a pele do frango com maionese antes de assá-lo. Assim, terá uma pele dourada e pururuca.
Iogurte com cebola ralada é uma mistura muito gostosa para se colocar sobre batatas assadas
Deixe-a de molho, com casca, por uns minutos em água quente, antes de usá-la.
Sirva-o com um pau de canela em substituição a colherinha. Isso dá um toque especial na apresentação. Outra dica: coloque um pauzinho de canela na água que será preparado o café. Fica uma delícia!
Os dois produtos podem ser congelados nas suas embalagens originais. A manteiga com sal fica rançosa com mais facilidade, por isso seu tempo de conservação no freezer é menor. Devem ser descongelados dentro da geladeira.
Além de engordar menos, é mais saudável e o perigo de infecção é menor. O iogurte também pode substituir o creme de leite em algumas receitas.
Coloque um vaso com água e ramos de manjericão.
Quando for comprar laranjas para fazer suco, escolha as mais pesadas, pois terão mais suco. O mesmo é válido para limões e maracujás.
Só o leite homogeneizado pode ser congelado. Leve ao freezer na própria embalagem original ou em recipientes de tamanho variados, de acordo com o uso que terá o produto. Descongele em temperatura ambiente.
Quando for preparar um desses, só cozinhe a batata na hora de preparar a receita. Esprema-a ainda quente e junte os ingredientes restantes. Se a batata esfriar, fica mais difícil misturar e a massa fica granulosa.
O alho confere diversos sabores aos pratos, dependendo de como você os corta. Quando esmagado ou amassado, o aroma é mais ativo. Para que fique mais suave, use-o inteiro ou em pedaços grandes.
Acrescente um pouco de cerveja na massa.
Para as passas não descerem ao fundo dos bolos e pudins, passe-as em farinha ou coloque-as de molho em vinho.

A carne picada deverá ser guardada na geladeira até o momento de ser usada por, no máximo, 24 horas.

Corte um limão ao meio e esfregue com força na língua do boi. Em seguida, coloque-a para ferver em uma panela com gotas de limão. Depois, é só raspar com uma faca que a pele sairá facilmente.